CAMPANHA CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO
DENUNCIE AS IRREGULARIDADES DA TERCEIRIZAÇÃO
Estamos disponibilizando novos canais de comunicação exclusivos para postagem de denúncias sobre a terceirização, gestão da empresa e violação de direitos dos (as) Trabalhadores (as).
Os conteúdos das denúncias devem conter elementos verídicos para que possamos levar adiante junto aos órgãos competentes.
- Não interessa a denúncia pela denúncia, o denuncismo.
- Será garantido o sigilo das informações.
- O (a) trabalhador (a) deve efetuar a denúncia sempre por meios particulares (emails e telefones/ celulares)
1) SOBRE SERVIÇOS REALIZADOS POR ALGUMA EMPREITEIRA:
a) Má qualidade dos serviços – Quando a Casan é chamada para fazer e/ou refazer os serviços de empreiteiras;
b) Quando a Casan disponibiliza seus meios de trabalho (pessoal, máquinas e equipamentos) às empreiteiras para fazer algum serviço para estas. Neste caso é importante registrar foto da Autorização de Serviço (AS), repassada ao empregado da Casan pelo seu chefe imediato e, se possível, foto da AS repassada à empreiteira pela Casan. Recomendamos também registrar, através de fotos, o serviço mal realizado pela empreiteira e, também, fazer o registro fotográfico após a correção efetuada pelo trabalhador da Casan.
*Quando ocorrer o uso de meios de trabalho – máquinas, equipamentos e pessoal, também bater foto do serviço e da AS e/ou filmar o ocorrido. Quando possível, gravar um pequeno vídeo com o(a) usuário(a) que efetuou a reclamação à Casan. A pessoa deve fazer um breve relato da ocorrência e autorizar a gravação/filmagem.c) Trabalhadores de empreiteiras sem utilização de EPI’s, e/ou de sinalização de trânsito, sem máquinas e equipamentos adequados para realização das tarefas;
d) Trabalhadores de empreiteiras sem carteira assinada e/ou quando o dono da empreiteira descumpre a legislação vigente, no tocante a direitos trabalhistas;
e) Veículos de empreiteiras em mau estado de conservação.
*Em todos os casos, se possível, realizar registros fotográficos ou filmagens.
*Informar aos trabalhadores (as) terceirizados sobre o direito de procurar nossa assessoria jurídica quando se sentirem lesados.
2) IRREGULARIDADES NA GESTÃO
Nossa campanha EM DEFESA DA CASAN PÚBLICA E EFICIENTE também deve ter como olhar os problemas de gestão. Da mesma forma, eventuais irregularidades/ilegalidades cometidas por gestores podem ser denunciadas, desde que tenhamos comprovação material.
ALGUNS CANAIS DE DENÚNCIA
Faça a denúncia através dos seguintes meios:
*Via Whatsapp: (48) 9106.6660
*E-mail: denuncia@sintaema.org.br
*Por meio impresso – no endereço: Av. Mauro Ramos, 502 – Centro – Florianópolis – SC/ CEP: 88020-301
*Para diretor/delegado de base de sua região
AS DENÚNCIAS DEVEM CONTER: Relatos precisos e constar o máximo de informações possíveis: data, hora, local, relato do ocorrido/ serviço efetuado, etc.. ANEXOS DA DENÚNCIA: fotos, vídeos, AS (se tiver).