A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou por unanimidade uma moção de apelo ao Governo do Estado pela apresentação do Projeto de Regionalização do Saneamento em Santa Catarina. A proposição foi feita pelo vereador Rodrigo José Borghetti (PL), que também é trabalhador da CASAN, e foi subscrita por diversos vereadores.
Durante a sessão, os vereadores questionaram publicamente a demora na apresentação do projeto de lei da regionalização, destacando a dificuldade de consenso político e de articulação entre o executivo municipal e o governo do estado, destacando inclusive que o prefeito Edenilson Zanardi (PL) é da base política do governador Jorginho Mello (PL)
Os vereadores destacaram que os problemas que a população catarinense e São Miguel do Oeste vêm enfrentando na área do saneamento têm relação direta com o fato de o Governo do Estado ainda não ter encaminhado o projeto à Assembleia Legislativa. Para eles, é essencial que o texto seja apresentado o quanto antes para debate e votação, garantindo mais clareza, segurança jurídica para os municípios
O Sintaema-SC acompanhou a sessão e segue mobilizado na região. O diretor Alex Leandro está cumprindo agenda de reuniões com autoridades, lideranças e representantes da sociedade civil, fortalecendo o diálogo e buscando soluções para a situação.
A luta continua: saneamento é direito, planejamento é dever do Estado e a população não pode pagar o preço da omissão.










