Em uma grande assembleia realizada nesta quarta-feira, 18/06, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela CASAN foi aprovada por 94,12% dos trabalhadores, com 5% de votos contrários e 0,88% de abstenções.
PROPOSTA APROVADA, MAS CONDICIONADA À MANUTENÇÃO DA REDAÇÃO DISCUTIDA NA MESA DE NEGOCIAÇÃO
A empresa encaminhou a proposta somente na hora da assembleia, com alterações na redação de algumas cláusulas previamente discutidas pela manhã.
Antes da votação, o Conselheiro Haneron Victor Marcos e o Diretor do Sintaema, Jucélio Paladini, questionaram o Diretor da CASAN, Joel Horstmann, e a Coordenadora das negociações, Rosane Vettori, sobre os problemas na redação. Ambos confirmaram que manteriam na íntegra a redação ajustada pela manhã.
A disposição de luta da categoria, a firmeza na condução das negociações e a unidade com os Sindicatos foram fundamentais para que a CASAN recuasse nos ataques, especialmente quanto ao plano de saúde, e apresentasse avanços em cláusulas importantes para o conjunto dos trabalhadores.
AGORA O FOCO É A DEFESA DA CASAN PÚBLICA
A assembleia também aprovou uma moção à ALESC em defesa da regionalização do saneamento e contra o PL 231/25, que ameaça desestruturar o saneamento em Santa Catarina e representa um grave risco à sobrevivência da CASAN.
Também foi aprovada uma moção de apoio ao mandato do Deputado Federal Glauber Braga (PSOL/ RJ)
PRÓXIMOS PASSOS: AUDIÊNCIA PÚBLICA
Um dos próximos passos que vem sendo articulado pelo Sintaema é a realização de uma grande audiência pública prevista para agosto, para discutir a regionalização do saneamento e o PL 231/25. A realização desse evento dependerá da aprovação pela ALESC. Outras ações e mobilizações também estão sendo planejadas. Fique atento!
SIGAMOS FIRMES, PORQUE A LUTA CONTINUA!