Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sintaema reafirma seu compromisso com a preservação dos recursos naturais, essenciais para a manutenção da vida e do equilíbrio ecológico. As florestas, com sua rica biodiversidade, e os mananciais, fontes primordiais de água potável, são patrimônios que devem ser sempre protegidos.
A degradação desses recursos compromete a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental, sendo necessário que políticas públicas e ações concretas sejam implementadas para garantir sua conservação.
A universalização do saneamento é uma das metas a serem atingidas. Em Santa Catarina, a aprovação do PLC 040/23 na Alesc, que trata da regionalização do saneamento é fundamental para que se garanta a vinda de recursos federais para investimento em saneamento.
É preciso fortalecer a Casan pública, pois ela desempenha um papel central na gestão dos recursos hídricos e na implementação de sistemas de saneamento. Oferecer condições de trabalho justas, e assegurar os direitos trabalhistas são medidas importantes para a motivação dos trabalhadores. Ao valorizar a força de trabalho, não só se fortalece a qualidade dos serviços prestados, mas também se reconhece sua importância na luta pela preservação ambiental.