Ser CONTRA a privatização da água significa defender o acesso universal, tarifas acessíveis, transparência, qualidade dos serviços e a equidade social. É uma questão de proteger um recurso vital para manutenção da vida de todos os seres.
Confira os 7 motivos para ser contra a privatização:
1) Aumento das Tarifas: Experiências passadas mostraram que a privatização leva a aumentos significativos, inclusive nas tarifas sociais. Isso dificulta principalmente as pessoas de baixa renda de ter acesso à água.
2) Casos de corrupção: Em cidades como IÇARA, GAROPABA, PALHOÇA, PORTO BELO, BARRA VELHA, IMBITUBA, LAGES, entre outras, a municipalização virou caso de polícia, inclusive com a prisão de prefeitos, vereadores e empresários.
3) Exclusão dos mais pobres: A água é essencial para a vida e deve ser acessível a todos, independentemente de sua situação financeira. A privatização vai resultar em tarifas mais altas, excluindo os mais pobres do acesso à água potável.
4) Foco no Lucro: Ao invés de reinvestir em saneamento e melhorias para a população, empresas privadas preferem distribuir a maior parte do que arrecadam aos acionistas e pagar altos salários aos seus gerentes.
5) Falta de Transparência: Empresas privadas tendem a operar com menos transparência do que as entidades públicas. Isso dificulta o acompanhamento e a prestação de contas dos serviços de água, deixando os consumidores em desvantagem.
6) Desigualdade Social: A privatização da água agrava as desigualdades sociais, deixando as comunidades mais vulneráveis sem acesso a serviços adequados de água e saneamento. Isso é injusto e prejudica o bem-estar coletivo.
7) Recordes de reclamações no Procon: Em cidades e estados onde o serviço foi privatizado as reclamações nos Procons só aumentam. A maior parte delas por causa do aumento repentino das tarifas sem nenhuma justificativa.