Notícias

TAMANHO DO TEXTO

"Campanha Salarial teve ótimo desfecho", avalia economista do Dieese

Postado em 14/07/2014 às 13:28:02

Interação:

O desfecho da campanha salarial/14 dos trabalhadores da CASAN, liderada pela direção do SINTAEMA foi extremamente vitorioso. O Sindicato tem clara noção de que a campanha salarial é, de longe, a ação mais relevante que a entidade deve empreender. Na prática, a campanha iniciou há seis meses atrás (pelo menos) com planejamento, reuniões, confecção de boletins para a categoria, mobilização da assessoria, reuniões de negociação com a direção da Empresa e inúmeras outras ações. O resultado da negociação coletiva é sempre fruto da vontade das duas partes, em uma determinada correlação de forças. Após um processo difícil e uma dura negociação com a Empresa, onde a preparação foi fundamental, chegou-se a um resultado bastante positivo.

A elevação do valor do Vale Alimentação, por exemplo, para R$ 748,00 representa um ganho real (acima da inflação) de 7%, além do fato de que o valor absoluto do benefício, superior a um salário mínimo, é bastante significativo. Vários outros benefícios obtiveram ganhos reais: Auxílio Creche (10,24% acima da inflação); auxílio com empregados com filho ou cônjuge (10,24% acima da inflação); gratificação de férias (5% acima da inflação); abono de natal (5% acima da inflação).

Uma conquista central do acordo foi o Acelerador de Carreira, retroativo a maio, que implicará num ganho real de 3,31% para a esmagadora maioria dos trabalhadores da empresa (a direção do SINTAEMA está ainda tentando estender o benefício a todos os trabalhadores, já que hoje, o pessoal admitido depois de 30/04/2012 não irá receber). A média do ganho real obtido nas negociações ao nível de Brasil, não passa de 1,5%. Além disso, o acordo prevê implementação da jornada de seis horas diárias para os trabalhadores da área de manutenção e de atendimento ao público, o que significará redução da jornada em algumas horas semanais. Esta é uma conquista fundamental e bastante difícil de se obter atualmente, em decorrência do fato que, em que em alguns setores, há grande carência de mão de obra. 

É importante lembrar que a negociação é um processo contínuo e interligado, em que as ações empreendidas num determinado ano influenciam a negociação do ano seguinte.  Os avanços deste ano, mesmo que alguns possam ser considerados modestos, possibilitarão que no ano que vem, a negociação parta de uma base superior em termos reais. O sindicato foi bastante competente ao demonstrar à direção da CASAN que a melhoria dos indicadores da empresa está relacionada, dentre outros aspectos, ao empenho dos seus funcionários. Os negociadores tiveram também, capacidade de mostrar à empresa que o ambiente econômico em Santa Catarina é bastante razoável, com geração de empregos, investimentos, e melhoria da renda da sociedade, fatores que influenciam o próprio desempenho da empresa. Com as devidas diferenças regionais, aliás, este é o ambiente existente no país.

Por esse histórico e pelo desfecho da campanha salarial que foi bastante positivo, nós do DIEESE ficamos bastante orgulhosos e satisfeitos de ter contribuído com o processo, assessorando com dados e informações a ação dos sindicalistas, em vários momentos da campanha. O desafio do Sindicato agora, será garantir que o acordo coletivo sacramentado na mesa de negociação seja encaminhado da melhor forma possível. Até porque, algumas das questões negociadas são bastante complexas e dependem de estudos posteriores, que devem ter a supervisão e a vigilância permanentes do Sindicato.

Artigo de José Álvaro de Lima Cardoso, Supervisor Técnico do Dieese em Santa Catarina.

 

 

Últimas notícias

+ Ver todas as notícias